Shading levels and substrates on quality of rose apple seedlings

Authors

  • Geany Giovana Silva da Costa Department of agronomy, State University of Mato Grosso do Sul, Cassilândia, MS, Brazil.
  • Josiane Souza Salles Department of agronomy, State University of Mato Grosso do Sul, Cassilândia, MS, Brazil.
  • Eliamara Marques da Silva Department of agronomy, State University of Mato Grosso do Sul, Cassilândia, MS, Brazil.
  • Edilson Costa Department of agronomy, State University of Mato Grosso do Sul, Cassilândia, MS, Brazil.
  • Alexandre Henrique Freitas de Lima Department of agronomy, State University of Mato Grosso do Sul, Cassilândia, MS, Brazil.
  • Flávio Ferreira da Sllva Binotti Department of agronomy, State University of Mato Grosso do Sul, Cassilândia, MS, Brazil.
  • Tiago Zoz Department of agronomy, State University of Mato Grosso do Sul, Cassilândia, MS, Brazil.
  • Andreia Froés Galuci Oliveira de Souza Department of agronomy, State University of Mato Grosso do Sul, Cassilândia, MS, Brazil.

Abstract

Estudos sobre a formação de mudas de árvores frutíferas fornecem informações que auxiliam no sistema de produção das espécies. O objetivo foi avaliar os efeitos dos níveis de sombreamento e substratos na formação de mudas de macieira. Foram avaliados ambientes com níveis de sombreamento 0 (luz solar total), 18, 35 e 50%. Quatro substratos alternativos das combinações de solo, esterco bovino, Bioplant ®, areia fina e vermiculita superfina foram utilizadas. Utilizou-se delineamento inteiramente casualizado para avaliar os substratos, com cinco repetições de cinco mudas e, como não havia repetições dos ambientes de cultivo, foi realizada uma análise conjunta, permitindo a comparação dos ambientes de produção de mudas. Mudas de macieira produzidas em ambientes protegidos apresentaram maior altura, diâmetro e massa seca. Os substratos com maior porcentagem de esterco bovino resultaram em maior taxa de crescimento das mudas. A produção de mudas de maçã rosa sob luz solar total não é viável. Assim, o ambiente de produção com 35% de sombreamento associado ao substrato consiste em 0% de solo + 45% de esterco bovino + 20% de Bioplant ® + 20% de areia fina + 15% de vermiculita superfina devem ser recomendados para a produção de mudas de maçã.

Downloads

Published

2020-12-26

Issue

Section

II-Farm Buildings and Construction